terça-feira, 1 de março de 2016

Diário de Bordo: Rogério Ferraz entrevista a atriz Luísa Thiré, sobre a peça "Medida Por Medida" (Repertório Shakespeare)





Shakespeare, Atemporal e Profético

A combinação de um clássico, constante nos palcos brasileiros a outro, uma comédia política, raramente montada em nosso cenário teatral, estabelecem um diálogo bastante peculiar, tanto pelos seus contrastes como complementaridades, resultando numa terceira possibilidade de percepção humana em torno da morte, do poder e do medo.  Assim, o diretor Ron Daniels, brasileiro radicado em Londres, um dos principais nomes da "Royal Shakespeare Company", concebeu este encontro harmonioso e inusitado, entre as montagens de "Macbeth"e "Medida Por Medida", integrando o projeto "Repertório Shakespeare".  Atores de diferentes gerações e estilos, revezam-se em múltiplos personagens, integrando o elenco fixo das duas peças: Thiago Lacerda, Giulia Gam, Luísa Thiré, Marco Antônio Pâmio, Felipe Martins, Ana Kutner, André Hendges, Fábio Takeo, Lourival Prudêncio, Lui Vizotto, Marcos Suchara, Rafael Losso, Stella de Paula e Sylvio Zilber; formam esta trupe de talentosos artistas.
Em "Macbeth", no caos da guerra, o mundo se apresenta como um feroz e inescrupuloso campo de batalha.  E Shakespeare nos pergunta: De onde surge o mal ?  Em que parte da alma, reside a semente nefasta da ambição sem limites, que nos leva a matar ?  Como lidar com a consciência dos crimes cometidos, quando o sangue derramado, ao refletir nosso semblante, exige incansavelmente, cada vez mais sangue; sem permitir aos assassinos nenhum instante sequer de sono, quietude ou repouso ?  Vivendo entre o crime e a culpa, morrerá também o amor ?  Em "Medida Por Medida", Shakespeare nos convida a conhecer outro tipo de caos; aquele que acontece nos tempos de paz, aguçando o imediatismo dos desejos carnais; o furor por um sonho de liberdade, que para interpretação de muitos, estaria transformando o mundo num grande bordel.  E eis a pergunta que o bardo poeta, agora nos faz: Se somos seres tão falíveis; se desconhecemos a face sombria da própria alma, como podemos julgar uns aos outros ?  A trama espelha uma sociedade povoada por homens de impactante poder e também por padres e freiras; prostitutas e cafetões; bêbados e arruaceiros; pessoas de uma alegra simplicidade, que levam a vida nas ruas, nos conventos, nos randevus ou mesmo, encarceradas nas prisões da cidade; algumas, aguardando a sentença de morte.  Em um mundo assim, poderá surgir o amor de forma inesperada, triunfando sobre o puritanismo e a libertinagem ?  
Depois de muito tempo governando de maneira displicente, sem policiar os excessos de uma sociedade insatisfeita, ávida por esperança; o duque de Viena, resolve mudar as regras do jogo, impondo radicalmente o paternalismo do Estado sobre o indivíduo; valendo-se de uma estratégica artimanha: transfere o poder ao subordinado direto, Ângelo (Thiago Lacerda), homem considerado por todos de zelosa reputação e rigorosos valores éticos, designando-o para conter a volumosa disseminação da imoralidade e da corrupção.  No entanto, sem abandonar a cidade, o duque lá continua, observando as mudanças que estão por acontecer, disfarçado de frade (túnica longa e capuz); ora obtendo a perspectiva das ruas, escutando o povo; ora dos corredores do palácio.  Ângelo ordena o fechamento dos bordéis da periferia, reinstaurando uma lei capaz de punir com a morte, qualquer ato interpretado como"abuso sexual".  Quando o jovem Claudio é preso, acusado de engravidar a noiva antes do casamento e sentenciado à morte; sua irmã, uma noviça; encoraja-se a apelar para o rígido governante,  a fim de que Ângelo possa rever o veredito pela decapitação do condenado.  O que a noviça Isabella (Luísa Thiré) não contava, é que a paixão inesperada de Ângelo por ela, fizesse aflorar o cinismo do interino governante, que chega a lhe propor, louco de desejo, trocar a liberdade do rapaz, por sua virgindade.  Após a revolta inicial, Isabella resigna-se a ceder.  Mais uma vez, subjugado pela fraqueza da carne, Ângelo não consegue cumprir a palavra que empenhou; mantendo a sentença.  Testemunha ocular e ao mesmo tempo oculta, de tantos confkitos de sentimentos e imprevistas transformações de caráter, o duque, supostamente retornando de sua viagem, elabora um plano, aproximando-se da virtuosa Isabella, para desmascarar todas as intolerâncias, através de uma trama insuspeitável.
No caso da teia de acontecimentos de "Macbeth", a ambição pelo poder, assume consequências trágicas e irreversíveis.  General heróico, de uma coragem sem precedentes, Macbeth retorna de mais um triunfo em batalha, do qual o rei da Escócia é amplo conhecedor,  Tendo retornado recentemente do clamor da guerra, o general é tentado por três criaturas misteriosas, que lhe fazem a seguinte saudação: "Salve Macbeth, que um dia será Rei !"  As feiticeiras alertam que será num futuro muito próximo.  Ao tomar conhecimento da profecia, Lady Macbeth (Giulia Gam) instiga o marido a assassinar o atual rei, Duncan.  Quando o crime é descoberto, Malcolm e Donalbain, filhos do antigo rei, sentindo-se ameaçados, decidem fugir.  Macbeth é coroado; mas para se manter no trono, o outrora súdito, honroso general, descobre que derramar sangue alheio acaba por exigir mais sangue, para silenciar a potencial ameaça de segredos revelados, mantendo assim o poder intocável.  Desencadeiam-se novos assassinatos, como o de testemunhas e filhos das vítimas.  Com o tempo, a alma do protagonista é tomada de assalto pelo medo.  Macbeth alucina; sua consciência não lhe permite dormir, fazendo o traidor acordar para o pesadelo particular.  Meticulosa estrategista, sua esposa fica a remoer as razões dos atos e desejos em permanente estado de sonambulismo.  No exílio, Malcolm planeja invadir o país e destronar Macbeth.  Enquanto  o rei impiedoso na solidão do poder, acredita ainda estar protegido pelo presságio das irmãs feiticeiras, o exército invasor avança, para cumprir sua vingança.  Ao final de ambos os espetáculos, a pergunta feita pelo personagem do duque, em "Medida Por Medida", parece aflorar naturalmente em nossa memória: "Vamos ver se o poder muda com os homens o os homens mudam com o poder".



Com Luísa Thiré, protagonista da peça "Medida Por Medida"
Com Thiago Lacerda, protagonista de "Macbeth"
 "Estamos trabalhando nas duas peças de Shakespeare, uma tragédia e uma comédia; com o mesmo diretor, Ron Daniels, mesmo elenco, se revezando em vários papéis; tanto no Macbeth, quanto no Medida Por Medida, que foi menos traduzida e que gera muita curiosidade.  É Shakespeare em dois estilos diferentes, onde os atores vivem essa diversidade, esse lado lúdico do Teatro".  (Giulia Gam)

Lembranças de Giulia Gam, quando convidada por mim, para o encontro "Shakespeare e a Psicanálise", no Instituto São João Baptista, durante evento com os alunos do Ensino Médio.  Na época, além de professor de Psicologia, atuava como Promotor Cultural da instituição; e a atriz Giulia Gam realizava a primeira palestra de sua vida (1993).


Nos bastidores de "Repertório Shakespeare", com Rodrigo Lombardi, Adriana Esteves e Fernanda Montenegro,


Na imagem abaixo, a lembrança inesquecível, da Dama do Teatro, Fernanda Montenegro.


Momentos de "Macbeth"



Momentos de "Medida Por Medida"



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