domingo, 12 de março de 2017

Diário de Bordo: Rogério Ferraz entrevista a psicóloga clínica Maria Anita Carneiro Ribeiro, em Cidade das Artes.





Dando início ao Projeto Interlocuções - Psicanálise, em sua temporada 2017, as psicanalistas Gilda Pitombo Mesquita e Marília Flores, trazem para seu público de estudantes, profissionais e entusiastas do saber psicanalítico, a palestra "Joyce com Lacan", proferida por uma convidada muito especial, a Doutora em Psicologia pela PUC - RJ, Coordenadora Acadêmica e Escritora Maria Anita Carneiro Ribeiro.  Este encontro com a arte literária de James Joyce e o enfoque psicanalítico de Jacques Lacan, se deu no espaço da Sala de Leitura da Fundação Cidade das Artes, em 10 de março de 2017.
James Augustine Joyce, considerado um dos grandes nomes da literatura internacional, tem em sua obra prima ULISSES, um dos maiores marcos da prosa contemporânea, sendo considerado por muitos críticos, como o principal romance do século XX.  Seu estilo único intriga seus leitores até hoje; tendo na época do lançamento, originado surpresa e polêmica no mercado editorial e no conservadorismo da sociedade.  Mereceu do psicanalista francês Jacques Lacan, um ano de estudo minucioso, em seu vigésimo terceiro seminário, intitulado "O Sinthoma".
Professora do Mestrado em Psicologia do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora - MG, Maria Anita Carneiro Ribeiro é autora também de vários artigos publicados no Brasil e no exterior (Argentina e França) e dos livros: Um Certo Tipo de Mulher, Rio de Janeiro, Rios Ambiciosos, 2001; as Neuroses Obsessivas, Rio de Janeiro, Jorge Zahar Ed. 2003. 

GALERIA DE FOTOS









 Simpósio sobre James Joyce - 1974


JAMES JOYCE

Nenhum comentário:

Postar um comentário